· 

O QUE É UM LAR CENTRADO EM DEUS?


A visão do FamilyLife é que todas as casas deveriam ser centradas em Deus. É uma visão à medida de Deus. É o que nos leva a investir nas famílias num mundo que parece cada vez mais resistente a qualquer coisa ou pessoa que tente distinguir algo que é centrado em Deus ou... que é ímpio. 

 

Mas o que faz uma casa ser centrada em Deus?

 

A minha família acabou de se mudar para uma casa nova, num bairro novo. Poucos dias depois de nos mudarmos, várias famílias vieram dar-nos as boas-vindas ao bairro. Surpreendentemente, os nossos vizinhos perguntaram-nos se iríamos organizar “noites de louvor” no nosso pátio... assim como os anteriores proprietários da nossa casa. 

 

A casa que tínhamos comprado tinha sido ocupada por uma família que se distinguia na vizinhança por ter um lar centrado em Deus. A nossa casa era conhecida por ser um lugar onde Deus era honrado e adorado. Era um lugar onde os outros sabiam que podiam encontrar Deus. 

 

Isto levou-nos a perguntar: “Que tipo de coisas estamos a fazer para manter viva a reputação do nosso lar como sendo um lar centrado em Deus?” Devemos organizar noites de louvor? Temos de manter os nossos filhos longe do relvado do vizinho? Temos de manter o espaço bem cuidado? Qual é o aspeto de um lar centrado em Deus?

 

No livro "Cristianismo Puro e Simples", C.S. Lewis disse o seguinte: “Poderíamos pensar que Deus quer apenas a obediência a um conjunto de regras, mas na verdade Ele quer pessoas de um determinado tipo.”

 

O tipo de lares que Deus quer, são lares centrados n’Ele. 

 

 

O que é um lar centrado em Deus?

 

A santidade pode ser entendida de forma mais simples como “semelhança com Deus”.

 

Os teólogos ajudam-nos a distinguir entre os atributos comunicáveis e incomunicáveis de Deus. Por muito que tentemos, há algumas formas de nunca sermos como Deus. Só Deus é omnisciente e omnipotente. Boa sorte com isso. Esses são atributos incomunicáveis que nunca conseguiremos alcançar. Mas os atributos comunicáveis de Deus – como o Seu amor, perdão e bondade – são atributos que devemos perseguir diariamente num esforço de sermos “semelhantes a Deus” ou estarmos centrados n’Ele. 

 

Os lares onde os atributos de Deus estão visíveis, podem ser descritos com exatidão como lares centrados em Deus. Embora os nossos lares nunca sejam perfeitos, podem e devem tornar-se cada vez mais centrados n’Ele. Digamos assim...

 

Os lares centrados em Deus são lugares onde famílias imperfeitas confiam na graça de Deus para serem reflexos fiéis d’Ele na forma como se relacionam com os outros, tanto dentro como fora do lar. 

 

 

Perseguir a santidade em casa

 

Uma rápida pesquisa sobre santidade na Bíblia ensina-nos que é algo que deve ser perseguido. Somos ordenados a seguir “a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão” (1Timóteo 6:11).

 

A santidade é uma busca diária do povo de Deus para ser como Ele. Os lares centrados em Deus não são construídos por pessoas passivas. É preciso iniciativa, intencionalidade e perseverança. Não importa quanto progresso eu faça em direção ao objetivo de construir um lar centrado em Deus, vai haver sempre mais para buscar. A santidade não é um destino, mas sim uma direção que nos leva a Deus e à Sua semelhança. 

 

 

Aqui estão algumas coisas a ter em conta quando se pretende levar a sua família e a sua casa nessa direção. 

 

Santidade requer treino 

Em Tito 2:11-12, é nos dito: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos, neste presente século, sóbria e justa e piamente”. 

 

Treinar viver em santidade não é fácil, especialmente no mundo em que vivemos, em que tantas influências parecem empenhadas em treinar-nos para a impiedade. Mas a maior ameaça ao meu lar não é a impiedade que está do lado de fora. A maior ameaça ao meu lar são as paixões ímpias que ainda vivem dentro do meu coração. Porque essas paixões permanecem em mim, muitas vezes elas espalham-se para os outros na minha casa. Esta é uma realidade para todas as famílias. É por isso que todas as famílias precisam de treinar a santidade. 

 

A Santidade é um dom que brota da graça de Deus 

Muitas vezes pensamos que a santidade é um estatuto a alcançar através de um bom comportamento. É certo, que Deus deseja mudar o nosso comportamento, mas antes de mudarmos, temos de receber a graça de Deus para o fazer. A santidade é uma dádiva a ser recebida mais do que um estatuto a ser alcançado.

Não importa quão centrada em Deus ou ímpia seja a vossa casa atualmente, a graça de Deus está disponível hoje para mover a agulha em direção à santidade. Onde quer que haja uma família empenhada em ser treinada diariamente pela graça de Deus, haverá um lar centrado n’Ele. 

 

Um lar centrado em Deus é um lar onde Ele é preciso 

Porque tenho consciência da impiedade residual que permanece no meu próprio coração, o objetivo de construir um lar centrado em Deus parece muitas vezes assustador. O meu egoísmo, a minha preguiça e a minha apatia parecem sabotar qualquer motivação para a santidade. No entanto, um coração que reconhece a Sua necessidade é precisamente o que Deus procura. 

 

A maioria das pessoas nunca chega ao ponto de admitir humildemente: “Deus, eu preciso de Ti. A minha família precisa de Ti.” Esta oração de desespero é o ponto de partida para um lar centrado em Deus. 

 

Um lar centrado em Deus é um lar onde se presta atenção a Deus 

Quando reconheço a minha necessidade de Deus, devo estar pronto para O ouvir falar comigo sobre as mudanças que preciso fazer. Um dos versículos mais encorajadores da Bíblia é 2Pedro 1:3, em que Pedro nos assegura que: “o Seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade”. 

 

Estas são ótimas notícias! Deus já nos deu tudo o que precisamos para construir lares centrados n’Ele. 

 

No entanto, Pedro continua a implorar-nos que acrescentemos sete atitudes e ações muito específicas às nossas vidas e aos nossos lares. Por outras palavras, Deus forneceu o material de construção, mas nós somos responsáveis por mobilar as nossas casas com virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e amor (versículos 5-7). É interessante notar o que Pedro diz no versículo 3 que a piedade já nos foi concedida. Depois, três versículos mais tarde, diz que acrescentem à vossa piedade... a piedade. O trabalho nunca para. 

 

Se queremos construir lares centrados em Deus, temos de agir piedosamente nos nossos lares. Não podemos apenas reconhecer a nossa necessidade de Deus, temos de obedecer-lhe. Temos de escolher palavras, atitudes e ações que sejam piedosas. Dar ouvidos à Palavra de Deus é o que distingue os lares piedosos dos outros lares. 

 

Um lar centrado em Deus ajuda outros a construir lares centrados em Deus 

Não devemos ver as nossas casas como fortalezas que o mundo não consegue penetrar. Pelo contrário, devemos ver as nossas casas como bases de envio que penetram noutras casas no nosso canto do mundo. O povo de Deus vê o seu lar como o lugar de onde partem e para onde regressam diariamente enquanto vivem a Sua missão no mundo.

 

Deus colocou a sua casa estrategicamente onde ela está para mostrar a Sua semelhança aos lares à sua volta. Os lares piedosos oferecem hospitalidade a pessoas e famílias que precisam ver como Ele é. Os lares centrados em Deus tomam a iniciativa de cuidar das necessidades dos outros lares ao seu redor. Mais importante ainda, os lares centrados em Deus apontam outros para Cristo na esperança de que um dia eles tenham um lar no céu. 

 

Uma embaixada do céu

Há vários anos, visitei a Libéria numa viagem missionária. A Libéria é um país empobrecido com poucas comodidades modernas – nomeadamente, eletricidade. Apesar de a língua nacional ser o inglês, tive dificuldades em compreender o dialeto dos meus amigos liberianos. Após alguns dias, senti-me muito longe de casa.

 

A nossa equipa teve tempo para visitar a Embaixada dos EUA enquanto lá esteve. O contraste entre o que experienciámos dentro das paredes da embaixada e o exterior foi gritante. Entrar na embaixada foi como voltar à América. Havia energia elétrica em abundância. Ofereceram-me uma coca-cola diet gelada. A ESPN estava a dar na televisão. Os residentes falavam inglês americano. Até ouvimos música americana. Fiquei com saudades de casa. 

 

Um lar centrado em Deus é como uma embaixada do céu. Quem entra num lar centrado em Deus deve sentir a influência de Cristo. Deve ver a evidência do poder do outro mundo. Deve ouvir palavras e músicas que reflitam as palavras e a música que atualmente enchem o céu. Um lar centrado em Deus deve fazer com que aqueles que vivem e visitam o lar sintam saudades do céu.

 

Até chegarmos ao nosso lar celestial eterno, vamos trabalhar juntos para fazer de cada lar, um lar centrado em Deus.


Copyright © 2022 FamilyLife. Todos os direitos reservados.

 

Trent é o vice-presidente de desenvolvimento de conteúdo da FamilyLife e fala frequentemente com a sua esposa, Andrea, no evento FamilyLife’s Weekend to Remember®. Antes de entrar em FamilyLife, plantou e pastoreou a Igreja Gospel City em Granger, IN por 13 anos. Ele e Andrea também passaram 15 anos como palestrantes em conferências no Life Action Ministries. Trent formou-se no Seminário Teológico Batista Mid-America em Memphis. Eles têm quatro filhos e moram em Orlando, FL.

 

Artigo Original aqui.

Write a comment

Comments: 1
  • #1

    Diana Barbosa Diogo (Saturday, 27 January 2024 07:45)

    Muito obrigada por este EXCELENTE partilha!
    Permitiu-te ter insights brutais sobre o tema!

    Deus vos continue a abençoar e a usar!
    ❤️

 

 

CONTACTOS

NACIONAL e LISBOA - Júnia Barbosa - 914702199 - info@familylife.pt

PORTO - Miriam Pego - 936114343 - porto@familylife.pt