· 

O QUE DEUS REALMENTE PENSA SOBRE AS MULHERES


 

Ela era bonita. Ela era incrível. E ela estava com raiva de Deus.

 

Sentei-me à mesa do almoço a comer a minha salada, tentando digerir as palavras da Jan. Os seus olhos surpreendentemente verdes estavam tingidos de frustração com Deus, principalmente por causa da forma como ela entendia que Ele se sentia em relação às mulheres.

 

“Eu não entendo Deus”, disse ela. “Parece que Ele é contra as mulheres. Ele preparou-nos para falhar. Até os nossos corpos são mais fracos e isso apenas convida os homens a abusar de nós. Por toda a Bíblia, vejo como Deus usou os homens de maneiras poderosas - Abraão, Moisés, Davi, ou outros; são sempre os homens. E poligamia. Como é que Deus poderia permitir isso? Hoje, há tanto abuso contra as mulheres.”

 

“Onde está Deus nisto tudo?” ela continuou. “Existem tantas desigualdades e injustiças entre como os homens são tratados e como as mulheres são tratadas. Que tipo de Deus é que faz isso? Acho que o ponto principal é que Deus simplesmente não gosta de mulheres”.

 

 

Deus está contra as mulheres?

 

Jan conhecia a Bíblia. Ela cresceu na igreja, teve pais cristãos amorosos e aceitou a Cristo aos 8 anos de idade. Ela continuou a crescer na sua fé e até sentiu um chamado para o ministério quando estava no oitavo ano.

 

Mas durante o seu crescimento, Jan sentiu que não era boa o suficiente. Ela via-se como inferior ao irmão mais novo. Os seus pais preferiam-no em vez dela, pelo menos era assim que ela achava que era.

 

Como costuma acontecer com as crianças, a percepção de Jan sobre o seu pai terreno influenciou a sua percepção do seu Pai celestial. Ela passou as suas interpretações espirituais pela peneira da ideia de favoritismo masculino.

 

 

Durante muito tempo, olhei para as mulheres na Bíblia pelo lado errado do telescópio, fazendo com que parecessem muito pequenas ao lado dos seus equivalentes masculinos. Mas Deus estava a estimular-me a ser uma boa aluna e dar uma vista de olhos mais de perto.

 

 

As mulheres na sombra.

 

Deus criou as mulheres como co-portadoras da sua imagem (Gênesis 1:27). Mas muita coisa mudou entre o Jardim do Éden e o Jardim do Getsemani. Na época em que Jesus deu o seu primeiro choro em Belém, as mulheres viviam nas sombras. Por exemplo:

  • Um marido poderia matar a sua esposa se ela cometesse adultério. A mulher era propriedade do homem.
  • Uma mulher não tinha permissão para falar com homens em público. Se o fizesse, presumia-se que ela estava a ter um relacionamento com o homem e era motivo para o divórcio.
  • Os rabinos acordavam todas as manhãs e faziam uma pequena oração: “Graças a Deus não sou gentio, nem mulher, nem escravo”. O que achas de um "Bom dia, querida?" destes?
  • A lei proibia as mulheres de:
    - Testemunhar em tribunal, pois eram vistas como testemunhas não confiáveis.
    - Misturarem-se com homens em reuniões sociais.
    - Comer com homens numa reunião social.
    - Ser educadas no Torá com os homens.
    - Sentarem-se sob os ensinamentos de um rabino.
    - Louvar com os homens. Eles foram relegados para um nível inferior no Templo de Herodes e atrás de uma divisória nas sinagogas locais.
  • Os censos e gravações da comunidade não contavam as mulheres como pessoas. (Por exemplo, a alimentação dos 5.000 homens em Mateus 14:13-21.)
  • Um marido podia divorciar-se da sua esposa por um capricho. Se ela não o satisfizesse ou queimasse o pão, o seu marido poderia escrever-lhe uma carta de divórcio.
  • Muitos consideravam as mulheres as escórias da sociedade e inferiores em todos os sentidos.

 

Jesus quebrou todas as regras sobre as mulheres

 

Perguntei a Deus como é que Ele realmente se sentia em relação às mulheres porque estes relatos do Antigo Testamento não me agradaram. Então Ele mostrou-me através da vida do Seu Filho.

 

Quando Filipe pediu a Jesus que lhe mostrasse o Pai, Jesus respondeu: “Quem me vê, vê o Pai” (João 14:9). O escritor de Hebreus descreve Jesus como expressando “o próprio caráter de Deus” (Hebreus 1:3 NLT). E embora eu não presuma conhecer a mente de Deus, consigo entender o Seu caráter e os Seus caminhos através do ministério de Jesus, Seu Filho.

 

Enquanto estudava, fiquei impressionada com o relacionamento radical de Jesus com as mulheres cujas vidas se cruzaram com a dele durante aqueles 33 anos em que Ele andou nesta terra. Ele cruzou as fronteiras sociais, políticas, raciais e de género feitas pelo homem e dirigiu-se às mulheres com o respeito devido às portadoras da co-imagem de Deus.

 

O homem feito por Deus quebrou as regras feitas pelo homem para libertar as mulheres. Todas as vez que Jesus encontrava uma mulher, Ele quebrava uma das regras sociais de sua época.

 

Mas Jesus veio para mudar as regras. Ele não falou sobre a injustiça; Ele simplesmente continuou o Seu ministério ignorando as regras feitas pelo homem.

 

 

Ele ensinou em lugares onde as mulheres estariam presentes: na encosta de uma colina, ao longo das ruas, no mercado, à beira de um rio, ao lado de um poço e na área feminina do templo.

 

 

Deus convida-as.

 

Como vimos na vida de várias protagonistas do Novo Testamento, algumas das Suas melhores alunas e seguidoras mais ousadas eram mulheres.

 

  • Jesus falou com a mulher samaritana no poço. Foi a mais longa conversa individual registada que Ele teve com qualquer pessoa (João 4:1-30). Ela foi a primeira pessoa a quem Ele disse que era o Messias.
  • Jesus acolheu Maria de Betânia na sala para sentar-se aos Seus pés para aprender (Lucas 10:38-42).
  • Jesus convidou Maria Madalena para se juntar à Sua equipa ministerial (Lucas 8:1-3).
  • Jesus encorajou a mulher curada de 12 anos de hemorragia a testemunhar na presença de todo o povo o que Deus havia feito por ela (Lucas 8:42-48).
  • Jesus acolheu (e defendeu) a mulher pecadora numa sala cheia de homens enquanto ela molhava os seus pés com as suas lágrimas, enxugando-os com os seus cabelos e ungindo-os com unguento (Lucas 7:36-50).
  • Jesus chamou a mulher com o aleijado de volta para ele na sinagoga para receber a sua cura (Lucas 13:10-17).
  • Jesus confiou a mensagem mais importante de toda a história a Maria Madalena e disse-lhe para ir e contar que Ele havia ressuscitado dos mortos (João 20:11-18).

Jesus estava disposto a arriscar a Sua reputação para salvar a delas. Ele estava disposto a ir contra os líderes religiosos para libertar as mulheres de séculos de tradição piedosa opressiva.

 

Ele livrou as mulheres das doenças e libertou-as das trevas espirituais. Ele pegou nas medrosas e esquecidas e as transformou nas fiéis e para sempre lembradas.

 

Depois de Maria, em Betânia, ter ungido a cabeça de Jesus com perfume caro, Ele disse aos Seus discípulos: “Em verdade vos digo: onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, o que ela fez também será contado em memória dela” (Mateus 26:13).

 

E agora isso leva-me a ti e a mim. Nunca, querida, duvides do teu valor para Deus como mulher. Ele criou-te de uma forma maravilhosa  - És a Sua obra a quem Ele ama. E Jesus estava disposto a quebrar as regras para provar isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Direitos autorais © 2019 Sharon Jaynes. Todos os direitos reservados.

Sharon Jaynes é autora de 23 livros, incluindo, "How Jesus Broke the Rules to Set You Free". Visite SharonJaynes.com para mais informações.

Artigo original aqui.

Write a comment

Comments: 0

 

 

CONTACTOS

NACIONAL e LISBOA - Júnia Barbosa - 914702199 - info@familylife.pt

PORTO - Miriam Pego - 936114343 - porto@familylife.pt