· 

4 ORAÇÕES PARA O NOVO ANO

Por Lauren Miller

 

Estamos na altura de praticar resoluções. Estas orações para o novo ano vão levar-nos também à renovação espiritual.


 

 

Uma nova mercearia do Trader Joe's abriu recentemente a cinco minutos da minha casa, a primeira do estado. Tendo crescido com as suas guloseimas e salgados, eu mal podia esperar. Enfrentei as filas no dia da inauguração só para dizer que sim. Mas o que eu mais ansiava era usufruir das coisas que tinha comprado.

 

 

Gosto imenso de coisas novas. Roupas novas, novas séries da Netflix. E claro, novas guloseimas na dispensa. Também há algo fascinante em novos começos. No final de cada ano, recebemos uma nova rodada de 12 meses para comemorar o Ano Novo.

 

 

Mas embora as coisas novas possam ser divertidas, Deus claramente criou-nos para uma renovação interior. O Senhor faz uma renovação espiritual em cada pessoa em que Ele habita. Paulo escreveu em 2 Coríntios 5:17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Como novas criaturas, os nossos corações, mentes e desejos começam a imitar os de Cristo.

 

 

Contudo, até o nosso novo coração precisa de um botão para uma renovação diária. Pessoalmente, eu estou constantemente insatisfeita com os meus pensamentos pouco misericordiosos e falta de compaixão pelos outros. Independentemente de saber como devo agir ou pensar, eu vacilo sempre. Até Paulo se sentia assim (Romanos 7:15).

 

 

Uma vez que muitos de nós já estão a preparar as resoluções de Ano Novo, porque não dedicar este ano à resolução espiritual? Todos nós precisamos de renovar diariamente o nosso coração e nada melhor para isso do que a oração. Para te ajudar a começar, aqui estão quatro orações simples para te comprometeres a orar neste ano.

 

 

 

 

Orações para o novo ano: Pensamentos renovados

 

 

Um ajudante nato. – onde estão os meus ajudantes? – Eu foco-me no que as pessoas precisam e na forma como me vêm quando faço algo por elas. Motivada por um desejo de amar e pertencer, acabo a refletir em pensamentos egocêntricos. Será que me irão chamar para os ajudar novamente, apesar de ter feito asneiras da última vez? Quem serei eu se não for necessária para os outros?

 

 

Para onde é que a tua mente viaja maioritariamente? Nós somos ordenados “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37). É um desafio amar a Deus com as nossas mentes, principalmente, quando pensamos para onde as nossas mentes viajam. Temos a sensação de que os pensamentos são privados, desconhecidos para Deus. Mas enganamo-nos! Deus conhece os nossos pensamentos, antes mesmo de nós os termos (Salmos 139:”).

 

 

Termos essa consciência não nos deve fazer estagnar, mas sim encorajar-nos. Todos os dias precisamos de ajuda para controlar os nossos pensamentos, parando e mudando-os literalmente na direção de Deus. Mesmo nos cenários mais prováveis, como esperar que a pessoa que está à tua frente se desvie lenta e meticulosamente para a direita – abençoa-os – ou quando o nosso filho perde uma vez mais o sapato, devemos pedir ajuda a Deus para acabar com os nossos pensamentos pouco amáveis.

 

 

Oração: Senhor, ajuda-me a renovar os meus pensamentos, por favor. Quero que os meus pensamentos em relação à minha família e mesmo aqueles que não conheço, reflitam o meu amor por Ti. Ajuda-me a estar atento quando a minha mente tender para julgamentos, impaciência e preocupação.

 

 

 

 

Orações para o novo ano: Consciência renovada da fraqueza

 

 

“Lamentar” é uma palavra tão melancólica. Quase consegues ouvir a voz do Igor (Winnie the Pooh) quando a lês. Significa “prantear” ou “arrepender-se profundamente”. Por mais desagradável que seja, é saudável assumir o lamento no contexto certo. Uma das coisas que devemos lamentar é a nossa fraqueza.

 

 

Há um livro inteiro na bíblia chamado “Lamentações” que fala sobre a revolta de Israel contra Deus e o sofrimento que causou a si mesma. Em Lamentações 1:20, Israel diz, “Olha Senhor, quanto estou angustiada; turbadas estão as minhas entranhas, o meu coração está transtornado no meio de mim, porque gravemente me rebelei”. Tanto no sentido físico, como emocional, as consequências da revolta de Israel contra Deus pesam muito sobre ela.

 

 

Mas porque Israel recordou a fidelidade de Deus, ela diz depois, “Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los, e voltemos para o Senhor.” (Lamentações 3:40). A reconciliação com Cristo começa sempre com arrependimento.

 

 

O Ano Novo é a melhor altura para refletirmos na forma como as nossas ações impactam o nosso futuro. É a única altura do ano em que a cultura acolhe coletivamente a introspeção. Todos se questionam “Que hábitos devo eliminar ou começar este ano?”

 

 

Com base nisso, devemos pedir a Deus que abra os nossos olhos para a nossa fraqueza, para que diariamente recorramos à Sua ajuda.

 

 

Oração: Senhor, ajuda-me a ver as minhas verdadeiras fraquezas e não apenas as superficiais. Eu quero “esquadrinhar [os meus] caminhos e voltar para o Senhor”. Ajuda-me a confiar no teu poder e não no meu para o fazer.

 

 

 

 

Orações para o novo ano: Relacionamentos renovados

 

 

Os relacionamentos são complicados, não são? Porquê? Porque quando estamos impacientes, normalmente é por causa de outra pessoa. Quando estamos zangados, é por causa de outra pessoa. E quando não está relacionado com outra pessoa, a raiva o a impaciência é descarregada naqueles que estão mais próximos. O amor não é a nossa resposta natural em relação aos outros.

 

 

As nossas interações com a família, amigos, conhecidos e estranhos, revela quão saudável está o nosso coração em relação a Deus. Assim como devemos amar o Senhor, devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:36-39). Mas eu acho mais fácil orar o habitual “Senhor, ajuda-me a amar os outros”, e depois “Senhor, ajuda-me a amar a minha mãe”.

 

 

Tira um momento para avaliar as tuas relações familiares atuais:

 

 

  • O teu casamento inicialmente apaixonante está a desmoronar? Quando é que foi a última vez que serviste o teu esposo/esposa sem esperar um “obrigado”
  • E quanto ao relacionamento com os teus pais? Com que tom falas para eles?
  • E as tuas crianças? Sentem-se seguras a expressar os seus medos e problemas contigo?

 

 

 

 

 

Se achas que perdeste a tua oportunidade – que falhaste demasiadas vezes na questão dos relacionamentos para começar de novo – pensa novamente. Deus irá preparar-te para amar a tua família e amigos, se buscares a Sua ajuda. Claro que continuarás a ter de lidar com a realidade que criaste, mas isso não te deve desencorajar a criar uma nova.

 

 

Oração: Deus, ajuda-me a restaurar o meu histórico de relacionamentos. Preciso de ajuda para amar os meus familiares e amigos e colocar as suas necessidades à frente das minhas. Ajuda-me a identificar especificamente as áreas mais problemáticas na forma como trato as pessoas.

 

 

 

 

Orações para o novo ano: Familiares renovados

 

 

Já alguma vez oraste por membros da tua família que não são seguidores de Cristo? De certeza que sim.

 

 

Mas quando é que foi a última vez? Para mim, como são família, não penso em orar por eles como penso em orar por um amigo novo. Não gosto de pensar que perdi a esperança, mas claramente algo causou a minha falta de ânimo para orar.

 

 

Independentemente de como nos sentimos em relação a uma determinada situação, Jesus disse-nos para orarmos persistentemente (Lucas 18:1-8). De todas as coisas, a oração é algo que não devemos descurar. Andrew Murray, o pastor sul-africano do século 19, escreveu: “Devemos começar a acreditar que Deus, no mistério da oração, nos confiou uma força que pode mover o mundo celestial e pode trazer o Seu poder à terra.” Não apenas pelas nossas vidas, mas pelas vidas de outros, não devemos desperdiçar esta oportunidade tremenda de orar.

 

 

E se escolhesses alguém novo na tua família para orares todas as semanas? Eu sonho com que tipo de mudança Deus pode operar.

 

 

Oração: Deus, dá-lhes capacidade para verem a necessidade que têm de Jesus. Permite que alguém compartilhe o evangelho com eles, seja eu ou outra pessoa. Ajuda-os a aceitar o Teu filho e nascerem de novo.

 

 

 

 

 

Sê persistente

 

 

 

Deus ouve as tuas orações e Ele deseja que continuemos a buscá-lo. Nós poderemos nunca chegar a ver o resultado dessas orações, mas podemos confiar que Deus, na sua soberania, vai cumprir o seu propósito.

 

Um aviso prudente: não assumas que a tua resolução de oração para este ano se vai cumprir facilmente. Tal como em qualquer outra resolução de Ano Novo, vais querer desistir dez dias depois. Além disso, o inimigo fará o que estiver ao seu alcance para te arruinar. Ele vai lembrar-te de todas as outras coisas importantes que tens de fazer. Ele vai deixar-te com um sentimento de culpa, sussurrando “Esperaste até agora para levar a oração a sério, e estás à espera que Deus te oiça?” Mas não deixes que ele te desencoraje.

 

 

Pede ao teu esposo/esposa ou a um amigo próximo para orar por essas coisas contigo para, de alguma forma, “prestares contas” disso. E quando perceberes que estás a ficar desencorajado, recomeça. Não há nada melhor para a tua saúde espiritual do que exercitar a liberdade que tens em orar.

 


Copyright © 2020 por FamilyLife. Direitos reservados.

 

*Artigo original aqui
https://www.familylife.com/articles/topics/holidays/featured-holidays/other-holidays/4-prayers-for-the-new-year/

Write a comment

Comments: 0

 

 

CONTACTOS

NACIONAL e LISBOA - Júnia Barbosa - 914702199 - info@familylife.pt

PORTO - Miriam Pego - 936114343 - porto@familylife.pt